
Startup Alcanena acolhe seminário sobre "Empreendedorismo e Inovação como Estratégia de Desenvolvimento Local"
Iniciativa do Município em parceria com a NERSANT
A Startup Alcanena realizou no dia 21 de maio, o workshop "Empreendedorismo e Inovação como Estratégia de Desenvolvimento Local", numa iniciativa do Município de Alcanena em parceria com a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém. O evento pretendeu debater e promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento económico e social da região.
A sessão de acolhimento esteve a cargo de Rui Serrano, em representação da Direção da NERSANT. "Vivemos tempos de rápidas transformações, que exigem soluções inovadoras e um espírito empreendedor robusto. Este workshop é a prova de que existe espaço, vontade e motivação entre os diferentes atores da região em explorar abordagens que possam impulsionar o desenvolvimento local através do empreendedorismo e inovação do Médio Tejo", começou por afirmar o diretor da associação, dirigindo de seguida uma palavra de reconhecimento ao Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, por ser "um agente de mudança na política regional, atuando como catalisador, dinamizador e desafiador, sempre impulsionando o desenvolvimento e a transformação da nossa região do Médio Tejo".
Seguiram-se as intervenções de Fernando Fraga, da Startup Portugal, que apresentou a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, bem como de Pedro Félix, responsável pela Direção de Inovação e Empreendedorismo da NERSANT, que apresentou os apoios e incentivos ao empreendedorismo e inovação para as empresas.
Interveio ainda Rui Santos, Secretário-Geral da Rural Move, organização que visa a dinamização dos territórios rurais e de baixa densidade portugueses, num discurso centrado sobre a Capacitação de Atores para Liderar Iniciativas de Desenvolvimento Local e Ana Cláudia Cohen, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, que apresentou diversos projetos desenvolvidos neste agrupamento no âmbito do Empreendedorismo e o Desenvolvimento de Competências de Crianças e Jovens. Alexandra Neves, da Portugal Inovação Social, encerrou as intervenções técnicas com a apresentação dos Apoios à Inovação Social em Portugal.
O encerramento da sessão esteve a cargo de Rui Anastácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, que salientou a importância do envolvimento de todos os agentes na dinamização do território e apresentou o vídeo promocional do Parque Empresarial de Alcanena, um espaço multifuncional, com 140 hectares, que visa o desenvolvimento da estrutura produtiva local, projetando o concelho e atraindo investimento.
De referir que a Startup Alcanena - Centro de Acolhimento de Iniciativa Empresarial é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alcanena e a NERSANT, consistindo num centro logístico e de serviços destinado à instalação da atividade empresarial. Situada no pavilhão multiusos de Alcanena, a infraestrutura tem espaços para o acolhimento de empresas, devendo os interessados contactar a NERSANT através dos contactos 249 881 978 (chamada para a rede fixa nacional) e startup.alcanena@nersant.pt.