Startup Ourém habilita pequenos negócios a gerir fundo de maneio e a planear a caixa - Dia 11 de setembro - NERSANT

Startup Ourém habilita pequenos negócios a gerir fundo de maneio e a planear a caixa

Dia 11 de setembro

O Ribatejo InovFin, projeto financiado dinamizado pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, continua a percorrer a região com a realização de workshops de capacitação que pretendem aumentar a competitividade da economia da região. No dia 11 de setembro, pelas 14h45, a associação vai estar na Startup Ourém a sensibilizar os pequenos negócios para a importância de uma boa gestão do fundo de maneiro e do planeamento de caixa.

Embora sejam absolutamente fundamentais para o equilíbrio financeiro das empresas, a gestão do fundo de maneio e do planeamento de caixa nem sempre é tarefa fácil para os empreendedores e gestores de pequenos negócios, uma vez que muitas vezes os pagamentos dos clientes são efetuados apenas após a compra.

Neste sentido, mesmo em empresas saudáveis e economicamente viáveis, é normal gerarem-se necessidades de tesouraria de dimensão assinalável, sobretudo quando o negócio cresce. Para que os empresários não sejam surpreendidos por buracos de tesouraria que ponham em causa o funcionamento das empresas, é fundamental o conhecimento de tais necessidades no contexto dos fluxos de caixa gerado pela empresa.

Foi tendo em conta esta dificuldade que a NERSANT, através do projeto financiado Ribatejo InovFin, decidiu incluir o tema nas suas ações de capacitação para pequenos negócios, que já passou por Santarém e que agora se vai realizar na Startup Ourém, já no próximo dia 11 de setembro, pelas 14h45.

É, assim, objetivo do workshop, compreender a importância e impacto das questões da tesouraria no funcionamento e viabilidade de um projeto empresarial, bem como saber calcular as necessidades de fundo de maneio e fazer o planeamento de tesouraria. Os temas em cima da mesa serão explicados de forma simples e através de diversos exemplos práticos para facilitar a compreensão.

A sessão de literacia financeira é direcionada para empreendedores, micro empresas, pequenos negócios e / ou jovens empresas e tem inscrição gratuita, uma vez que é financiada pelo projeto Ribatejo InovFin. Trata-se de um projeto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.

INSCRIÇÃO GRATUITA »

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS