Abrantes, Fátima e Amiais de Baixo recebem sessão de esclarecimentos sobre programa de apoio ao empreendedorismo Empreende XXI

Foto de

Medida financia até 85% a criação de empresas por desempregados inscritos no IEFP

Depois de ter apresentado o programa de apoio ao empreendedorismo Empreende XXI, em Torres Novas, Santarém e Ourém, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém vai agora dinamizar novas sessões de esclarecimento em Abrantes, Fátima e Amiais de Baixo. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Com o objetivo de sensibilizar os empreendedores da região para a abertura de candidaturas ao Empreende XXI – que deverá acontecer até ao final do ano – a NERSANT vai voltar a dinamizar sessões de esclarecimento sobre esta medida, desta vez nas localidades de Abrantes, Fátima e Amiais de Baixo.

Em Abrantes, o seminário decorre no dia 27 de outubro, pelas 10:00 nas instalações do Tagusvalley. Em Fátima, a sessão acontece no mesmo dia, às 15:30, no Hotel Essences Inn Marianos. Em Amiais de Baixo, o evento realiza-se no Pavilhão da Associação de Melhoramentos das Festas, às 15:30 do dia 30 de outubro.

O programa Empreende XXI é uma iniciativa do Governo direcionada para desempregados inscritos no IEFP - Instituto do Emprego e da Formação Profissional e que possuam uma ideia de negócio económico e financeiramente viável. O projeto financia até 85% os projetos empresariais – até ao investimento total de 175 mil euros – sendo o apoio do Estado dividido entre um subsídio não reembolsável, até ao limite de 40% do investimento elegível, e um empréstimo sem juros, até ao limite de 45%.

O programa é operacionalizado pelo IEFP e pela Startup Portugal e contará com a implementação de um conjunto de instituições acreditadas. Para além da ajuda financeira para a criação de empresas e a criação do próprio emprego, os beneficiários do programa receberão formação profissional, mentoria e consultoria especializadas na área do empreendedorismo e a possibilidade de se instalarem em incubadoras, se necessário.

São enquadráveis no programa Empreende XXI, investimentos em máquinas e equipamentos, mobiliário e outro equipamento de escritório, investimentos em equipamento informático e software, investimentos na área da transição digital (websites, lojas online, gestão e dinamização de redes sociais), despesas com obras de adaptação e remodelação das instalações, aquisição de viaturas (caso sejam indispensáveis para a implementação do projeto) e fundo de maneio referente ao projeto, até 50% do investimento elegível.

Prevendo-se a abertura deste mecanismo de apoio até ao final do ano, a NERSANT, enquanto entidade que incentiva o empreendedorismo e criação de empresas na região de Santarém, vai apoiar o processo de candidaturas de empreendedores da região ao Empreende XXI.

Os interessados em participar nas sessões de esclarecimento da NERSANT podem efetuar inscrição gratuita no portal da associação, AQUI »

(Foto: Sora Shimazakino no Pexels)

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS