Ribatejo InovFin - o projeto financiado que aciona mecanismos financeiros e de inovação para as PME

Foto de

NERSANT promove literacia e qualificação financeira das empresas

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém lançou em Torres Novas, no dia 14 de maio, o projeto financiado Ribatejo InovFin, que tem como objetivos promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME’s.

O novo projeto, dedicado à qualificação de PME nas áreas de literacia financeira, inovação e de novos modelos de financiamento da NERSANT, pretende, assim, aumentar as competências das pequenas e médias empresas nesta área, melhorando as suas performances. Pretende também promover a inovação e a interligação entre PME’s e as entidades do sistema nacional de inovação, aumentando o número de pequenas e médias empresas com atividades de inovação e apresentar novos modelos para facilitação do acesso ao financiamento à inovação e ao crescimento.

Na sessão de lançamento do projeto, que contou com dezenas de empresas da região, a NERSANT fez saber que este programa prevê a realização de um conjunto alargado de atividades, entre os quais a produção e disseminação gratuita de estudos nestas áreas, bem como a realização de workshops e disponibilização de ferramentas.

Custos Financeiros nas empresas da região e comparação com médias dos principais setores; Caracterização das Práticas de Gestão Financeira aplicadas na região; Benchmark de Boas Práticas de Gestão Financeira e de ralação com a Banca; Principais formas de interação com a Banca; Handbook para a Inovação Tecnológica; Benchmark de Mecanismos disponíveis para financiamento da Inovação, em particular a nível europeu (e Handbook); e Handbook sobre novos mecanismos de financiamento, baseados na Web, são os estudos previstos no âmbito do Ribatejo InovFin.

Está ainda prevista a realização de 24 workshop de capacitação das PME, nas temáticas de Literacia Financeira (12 para startups e 12 para PME), 6 workshop de capacitação das PME, em áreas de inovação e 6 ações de network entre PME’s e entidades financiadoras. No âmbito da criação de ferramentas, a NERSANT colocou em projeto a conceção de uma ferramenta de cálculo do custo financeiro total das empresas – “Financial All-in”, a conceção de uma ferramenta de cálculo automático de componentes de cash-flow (com sinalização de evoluções problemáticas) e ainda a criação de uma ferramenta de planeamento e controlo financeiro.

Quanto aos workshops, estão já calendarizadas as sessões de capacitação “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento”, para dia 28 de maio, e “A Gestão da Inovação e o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços”, para o dia 06 de junho, ambas a realizar na Startup Santarém. As inscrições encontram-se disponíveis aqui »

De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem contactar a NERSANT através dos contactos inovfin@nersant.pt ou 249 839 500.

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS