Ribatejo INOVFIN contou com mais de 1000 participantes nas ações do projeto - Projeto de qualificação de PME - NERSANT

Ribatejo INOVFIN contou com mais de 1000 participantes nas ações do projeto

Projeto de qualificação de PME

Chegados ao final do projeto e sendo o momento de fazer o balanço do mesmo, é com agrado e satisfação que registamos que o projeto Ribatejo INOVFIN contou mais de 1000 participantes nas ações do projeto, cumprindo plenamente um dos seus principais objetivos de reforçar a literacia financeira no maior número possível de PME e empresários.
Entre estas ações destacamos o Programa de Capacitação nas temáticas de Literacia Financeira, para PME e Pequenos Negócios / Startups, num total de 24 workshops, dinamizados pela região de Santarém; Ações de Network entre PME e Entidades Financiadoras; Workshops de capacitação das empresas em áreas de inovação; 2 eventos de entrega de Prémios de Inovação Empresarial; Sessão de Lançamento e Encerramento do projeto.
Os eventos e a temática dos workshops dinamizados encontram-se em Agenda, no website do projeto em www.inovfin.pt

O projeto, dedicado à qualificação de PME nas áreas de Literacia Financeira, Inovação e de Novos Modelos de Financiamento da NERSANT, pretendeu, assim, aumentar as competências das pequenas e médias empresas nesta área, melhorando as suas performances. Pretendeu também promover a inovação e a interligação entre PME’s e as entidades do sistema nacional de inovação, aumentando o número de pequenas e médias empresas com atividades de inovação e apresentar ovos modelos para facilitação do acesso ao financiamento à inovação e ao crescimento.

Além dos eventos realizados, o projeto permitiu também o desenvolvimento de um conjunto de estudos, designadamente:

Estudos na Área de Literacia Financeira, que permitiram a sensibilização das empresas para a avaliação da sua própria situação relativamente a um conjunto de indicadores e às médias dos principais setores de atividade. Nesta área foi desenvolvido o “Estudo sobre custos financeiros nas empresas da região”; o estudo de “Caracterização das Práticas de estão Financeira aplicadas na região”; e o “Estudo sobre as principais formas de interação com a Banca na região”.

Estudos na temática de Inovação e Modelos de Financiamento. Neste eixo foram concebidos vários handbook, entre os quais, o “Handbook para a Inovação Tecnológica”, que sistematiza novos processos e tecnologias, para promover a inovação tecnológica nas PME, com enfoque na região do Ribatejo. O handbook de “Mecanismos de Financiamento da Inovação”, assente num trabalho de Benchmark sobre políticas e estratégias de financiamento da inovação na Europa e em Portugal. O “Handbook sobre Novos Mecanismos de Financiamento, baseados na Web”, no qual se destacam as novas tendências de financiamento, alternativos à banca.

A informação integral dos estudos está disponível na área da documentação no portal do projeto, em www.inovfin.pt

 

Ainda com o intuito de promover a inovação na região, foram dinamizadas duas edições do Prémio de Inovação Empresarial, que tiveram como objetivo premiar iniciativas de PME inovadoras, que tenham implementado soluções inovadoras, como um novo (ou melhorado) produto, processo, método organizacional ou de marketing, com impacto na posição competitiva da empresa. As empresas candidatas, os vencedores e as menções honrosas atribuídas, encontram-se sistematizadas, por edição, em uma Brochura, disponível online, na área “Inovfin”, em www.inovfin.pt

Por sua vez, para garantir um crescimento competitivo, sobretudo no contexto da globalização, e cientes das necessidades das empresas, sobretudo no acesso a informação e a ferramentas que potenciem a literacia financeira, foram criadas um conjunto de Ferramentas de Apoio, essenciais à boa gestão financeira de qualquer empresa, nomeadamente, a Ferramenta de Cálculo do Custo Total Financeiro (All-In), ferramenta de Cálculo Automático das Componentes de Cash-Flow; ferramenta de Planeamento e Controlo Financeiro (Orçamento e Gestão de Tesouraria). O acesso está disponível de forma gratuita, em www.inovfin.com e conta já com mais de 200 utilizadores.

De referir que o projeto Ribatejo InovFin foi um projeto dinamizado pela NERSANT que contou com o financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Brochura Informativa de Divulgação de Resultados >>> aceda aqui

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS