Novo projeto de eficiência energética para empresas da região financiado a 80% - PPEC RIBATEJO é promovido pela NERSANT - NERSANT

Novo projeto de eficiência energética para empresas da região financiado a 80%

PPEC RIBATEJO é promovido pela NERSANT

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, encontra-se a dinamizar e a divulgar junto das empresas da região, um projeto financiado a 80% a fundo perdido, que tem como objetivo promover a Eficiência Energética nas empresas do Ribatejo.

O projeto, submetido pela NERSANT no âmbito do PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, criado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos com o objetivo de promover a implementação de medidas que visem a adoção de hábitos de consumo e de equipamentos mais eficientes por parte dos consumidores de energia elétrica.

Assim, o projeto em específico, denominado "PPEC RIBATEJO - Promover a Eficiência no Consumo Energético das empresas do Ribatejo", pretende responder a este objetivo através de duas tecnologias diferentes. Os destinatários do projeto - que podem ser entidades do setor agrícola ou industrial - poderão optar pela instalação de equipamento com um nível de eficiência superior para o aquecimento de águas através de bombas de calor com Coletor Híbrido e/ou optar pela instalação de sistemas de iluminação eficiente, nomeadamente, novas lâmpadas de alto rendimento. Tudo isto com apoio a fundo perdido na ordem dos 80%.

Na primeira solução, o projeto apoia a instalação de bombas de calor para águas quentes sanitárias (AQS) e a substituição de Termoacumuladores Elétricos em 40 empresas, equipamentos com uma vida útil de cerca de 20 anos, sendo os valores investidos pelas empresas recuperados ao fim de três anos.

Quanto à instalação de sistemas de iluminação eficiente, o PPEC RIBATEJO apoia a substituição de lâmpadas tubulares fluorescentes T8 por tubos LED de 9W, 18W e 26W em conjuntos que atinjam o valor total de 4.000 euros, sendo que são apoiados no máximo 40 destes conjuntos. No final da sua vida útil - 7 anos - as empresas terão poupado 12.000 euros (poupança anual de 1.834,80 euros), o que significa que terão recuperado o investimento em menos de 6 meses.

As empresas que pretendem conhecer este apoio de forma mais pormenorizada, ou efetuar já candidatura à mesma, deverão solicitar mais esclarecimentos ao Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que foram apresentadas ao PPEC 2017-2018, 224 medidas por 79 promotores, sendo o projeto da NERSANT uma das 75 medidas aprovadas e que vai agora poder ajudar as empresas agrícolas ou industriais na aquisição destas soluções de Eficiência Energética. O PPEC RIBATEJO é uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS