NERSANT entregou prémios aos vencedores - 2ª edição do Prémio de Inovação Empresarial - NERSANT

NERSANT entregou prémios aos vencedores

2ª edição do Prémio de Inovação Empresarial

Os projetos vencedores da 2.ª edição do “Prémio de Inovação Empresarial” foram conhecidos esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, na sessão de entrega dos prémios realizada na Startup Santarém O Prémio de inovação Empresarial atribuiu prémios no valor total de 6.000 euros aos três primeiros classificados: TrimNW, Digidelta Internacional e Cecílio.Realizada ao abrigo do projeto financiado Ribatejo InovFin, esta 2.ª edição do concurso recebeu 37 candidaturas de empresas de 14 concelhos do distrito, com destaque para Santarém, com uma representatividade de cerca de 30% das candidaturas, Torres Novas, com cerca de 11% das candidaturas, seguindo-se Ourém, Chamusca, Salvaterra e Tomar. Mais de metade das empresas concorrentes são do setor industrial, seguindo-se os serviços e o comércio.

Entre os 37 projetos inovadores a concurso, o júri decidiu-se pela atribuição do 1.º prémio à empresa TRIMNW, Moulded Parts and Nonwovens Lda., com o projeto inovador de um novo componente para a indústria automóvel. Trata-se do projeto 9RS que desenvolveu um medalhão de porta para apoio de braço, com suporte em ABS, toque superficial têxtil e sem utilização de colas. O 2.º prémio foi entregue à empresa DIGIDELTA Internacional, com o projeto inovador de impressão digital. A Digidelta é um fabricante e integrador de sistemas com soluções de alto valor acrescentado para os mercados de impressão digital, exibição, etiquetagem e comunicação visual. O projeto inovador premiado consiste num novo revestimento para papel com acabamento matte recetivo a tintas à base de água e compatíveis com a impressão digital. Um projeto resultante de atividades de investigação & desenvolvimento.
O 3.º Prémio foi para a empresa Cecílio S.A., pelo projeto inovador de tecnologia para extrair miolo de noz. A Cecílio apostou num projeto de inovação para responder a uma necessidade observada no mercado português, dada a inexistência de operadores com tecnologia para extrair miolo de noz. O forte crescimento da produção de frutos secos em Portugal levou a empresa a desenvolver este projeto único em Portugal, que permite valorizar a produção portuguesa de nozes, com mais-valias para toda a cadeia de valor.

Pela qualidade e mérito dos projetos apresentados, o júri decidiu ainda atribuir três menções honrosas. A empresa Crivosoft Lda. foi distinguida pelo projeto inovador - plataforma de geração de QR Codes. A Crivosoft é uma agência de marketing digital especializada em inbound marketing, marketing automático e transformação digital, sediada em Santarém. O projeto agora distinguido refere-se ao desenvolvimento de uma solução multiempresa para a geração de diversos tipos de QR Codes com disponibilização de dados analíticos da sua utilização. A plataforma já é usada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela empresa brasileira CBook. 
A segunda menção honrosa foi atribuída à Momsteelpor S.A., empresa de Abrantes que desenvolveu o projeto inovador PRSteel – Loja online de vigas de aço. A empresa lançou no mercado global a nova marca PRSteel de vigas PRS – Perfis Reconstruídos Soldados e uma loja online para a sua comercialização, sendo a primeira loja online B2B neste segmento de mercado de PRS, em cinco idiomas.
A terceira menção honrosa foi atribuída à empresa MVPGin Alimentos & Destilados Lda., de Santarém, pelo projeto inovador - Gin de qualidade com produtos regionais. A empresa produz e comercializado o gin Gotik, o primeiro a ser fabricado no Ribatejo, e o único feito a partir de abóbora manteiga, produto típico da região, onde são também colhidos os restantes ingredientes que integram o fabrico desta bebida espirituosa que usa no seu rótulo imagens da arquitetura de estilo gótico dos monumentos de Santarém. 

O concurso “Prémio de Inovação Empresarial” teve como objetivos apoiar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e contribuir para a promoção da inovação nas PME, reconhecer publicamente os projetos inovadores, valorizar o bom desempenho das PME, disseminar os bons exemplos de iniciativas inovadoras e promover o Ribatejo enquanto região que apoia e promove o espírito inovador e empreendedor. O concurso, que teve duas edições, inseriu-se no âmbito do projeto Ribatejo InovFin, apoiado pelo Compete 2020 e promovido pela NERSANT, que visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME).

O concurso foi dirigido a PME’s com iniciativas inovadoras como novos (ou melhorados) produtos, processos, métodos organizacionais ou de marketing, com impacto na posição competitiva e desempenho da empresa.
Na mesma cerimónia, a NERSANT entregou ainda os certificados de participação às empresas participantes no concurso.

Para conhecer os projetos inovadores apresentados no concurso “Prémio de Inovação Empresarial, podem os interessados aceder ao portal do projeto Ribatejo Inovfin, em http://www.inovfin.pt/.

in: Nersant

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS