De facto, se analisarmos o dia-a-dia laboral de uma empresa, sobretudo do setor industrial, percebemos que a função comercial, a função da produção, a função do aprovisionamento e até a área dos recursos humanos, entram, muitas vezes, em conflito com a área financeira. Não raras vezes, as exigências destes setores têm um impacte direto no fundo de maneio e na caixa das empresas.
Por outro lado, como nem todos os negócios recebem primeiro dos clientes antes de pagarem a fornecedores, a gestão do fundo de maneio e o planeamento de caixa assumem uma importância crucial para as empresas, sendo que a ausência de cuidado com estas questões pode até pôr em causa o funcionamento da empresa.
Desta forma, ao longo da sessão de literacia financeira para pequenos negócios em Santarém, onde estiveram cerca de 40 empresas, a NERSANT, para além de alertar os presentes para a importância destas questões, facultou ainda algumas ferramentas para as empresas poderem antecipar necessidades de tesouraria e efetuar um planeamento de caixa saudável para o seu negócio.
O workshop, direcionado para empreendedores, pequenos negócios e / ou startups, foi de participação gratuita, uma vez que se tratou de uma das ações realizadas ao abrigo do projeto financiado Ribatejo InovFin. Trata-se de um projeto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.
Estão previstas outras ações de capacitação para a literacia financeira para empreendedores e pequenos negócios. A calendarização e inscrição gratuita pode ser consultada no portal da NERSANT ou no portal do Ribatejo InovFin.