O controlo de gestão atempado é um dos componentes da solução para evitar surpresas de índole financeira, resultantes de desvios no desempenho das empresas. Nesta sessão, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, entidade promotora do projeto Ribatejo InovFin, pretende explicar às empresas como simplificar o controlo orçamental, de forma a poder fazê-lo mais frequentemente, e a desbloquear tempo de tarefas diárias executadas pela área financeira, para que possa alocá-lo a tarefas de maior valor acrescentado, como o controlo orçamental.
No âmbito do Controlo Orçamental, Fernanda Martins, da Rácios Consulting, vai apresentar as Boas Práticas de Controlo Rápido para PME’s, seguindo-se a realização de exercícios de identificação de desvios e justificações.
Virgílio Carvalho, da Cinepre, vai ainda focar-se na eficiência dos processos administrativos e financeiros correntes, explicando como podem as empresas ter um Departamento Administrativo e Financeiro de excelência, sem custos de estrutura excessivos. Realizar-se-á um debate sobre as oportunidades de automação dos processos financeiros do dia-a-dia, em casos indicados pelos participantes.
De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.
Por se tratar de um projeto financiado, a participação nas sessões de capacitação para a literacia financeira é totalmente gratuita.
INSCRIÇÃO GRATUITA »