Instrumento de financiamento para a reabilitação urbana apresentado na Startup Santarém - NERSANT dá a conhecer IFRRU 2020 - NERSANT

Instrumento de financiamento para a reabilitação urbana apresentado na Startup Santarém

NERSANT dá a conhecer IFRRU 2020

É promotor de um investimento em reabilitação urbana ou está a pensar fazê-lo? O seu edifício carece de reabilitação? Conheça o IFRRU 2020 - Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas, numa sessão a decorrer no dia 19 de fevereiro, pelas 16h00, na Startup Santarém.

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai promover em fevereiro uma sessão de apresentação do IFRRU 2020, instrumento financeiro que conjuga recursos públicos dos Programas Operacionais do Portugal 2020, empréstimos do BEI e do CEB e, em igual montante, recursos da banca comercial.

Este instrumento pretende, assim, facilitar o acesso a financiamento por parte dos promotores de investimentos na área da reabilitação urbana, melhorando as condições de financiamento, adequadas às circunstâncias e especificidades dos projetos, e diversificando a oferta de soluções de financiamento em condições mais favoráveis do que as disponíveis no mercado.

Dada a importância estratégica dos espaços urbanos para a coesão territorial e para a competitividade, importa apostar na qualificação urbanística e na reconversão de espaços industriais desativados, para promover a criação de novas dinâmicas de desenvolvimento que contribuam para a fixação da população e para a criação de riqueza e de emprego.

Por sua vez, aquando da concretização das operações de reabilitação urbana serão, complementarmente, apoiadas ações integradas que proporcionem uma maior eficiência energética, quer através da adoção de sistemas passivos, quer pelo uso de equipamentos mais eficientes ou de produção de energia para autoconsumo.

Nas comunidades desfavorecidas, importa igualmente promover a regeneração física, associada a iniciativas que concorram para a dinamização económica e a criação de emprego, enquanto elementos fundamentais para a inclusão social e o combate à pobreza.

O IFRRU 2020 é, assim, uma alavanca para a sustentabilidade das cidades e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, criando novas oportunidades de desenvolvimento económico e social nos centros urbanos. Esta iniciativa tem, assim, o objetivo de contribuir para a revitalização dos centros urbanos em todo o território nacional, através da promoção da habitação, fixando a população e atraindo novos residentes, e da expansão das atividades económicas, criadoras de emprego e de riqueza.

Estas e outras informações vão ser prestadas na sessão de esclarecimentos organizada pela NERSANT na Startup Santarém, a partir das 16h00 do dia 19 de fevereiro. O programa integra a apresentação do IFRRU 2020, por Dina Ferreira, como vogal executiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 e da ARU - Área de Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Santarém.

Para além dos responsáveis destas duas entidades, estão em sessão para esclarecer as eventuais dúvidas dos presentes, os bancos Santander, BPI, Millennium BCP e a SPGM, entidade coordenadora do Sistema Português de Garantia Mútua.

INSCRIÇÕES GRATUITAS »

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS