Estudo da NERSANT antecipa necessidades de consumo alimentar com foco nas preferências dos jovens da geração Z

Foto de

Associação empresarial apresenta o estudo dia 18 de novembro

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém acaba de realizar o “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade” que antecipa as necessidades de consumo alimentar com foco nas preferências dos jovens da geração Z. O ensaio, concebido no âmbito do projeto Farm to Fork New Business, um projeto financiado que visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no setor agroalimentar, tendo por base a estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, vai ser apresentado publicamente no dia 18 de novembro.

O futuro do setor alimentar será marcado por uma conjugação da pressão direta ou indireta das megatendências atuais (alterações climáticas, digitalização, demografia e globalização), das orientações das políticas europeias e públicas, mas também da expressão da vontade e comportamentos dos consumidores, principalmente das gerações mais novas que marcarão o futuro do consumo alimentar, alinhando modelos de negócio e colaboração aos padrões e atitudes de compra esperados nos próximos anos. No cerne destes novos consumidores está a geração Z, que corresponde aos indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010, o que significa que têm atualmente entre 12 e 27 anos de idade. Considerando que agrega um conjunto de indivíduos que nunca conheceram um mundo sem internet, esta é também frequentemente referenciada como a Geração dos Nativos Digitais, Zoomers, iGeração ou a Geração Pós-milénio.

A geração Z procura marcas e produtos que correspondam aos seus ideais e valores, assim como serviços flexíveis, transparentes e que lhes proporcione permanentemente novas experiências. Aspetos como o bem-estar e a saúde determinam as suas preocupações nas opções alimentares, preferem produtos frescos e saudáveis e têm em atenção fatores como a personalização, a qualidade, os valores da marca, a flexibilidade, a sustentabilidade e o preço, quando optam por um produto, serviço ou marca.

Estas foram algumas das conclusões do “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade” realizado NERSANT no âmbito do projeto Farm to Fork New Business, um projeto que visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no setor agroalimentar, tendo por base a estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, sensibilizando e capacitando os jovens / empreendedores que pretendam criar um novo negócio, para os desafios e as oportunidades associados a esta temática. O estudo apresenta uma análise prospetiva, identificando as principais megatendências e tendências de consumo alimentar no horizonte 2030, bem como a visão da geração Z sobre o conjunto de aspetos de aspetos críticos que marcarão o futuro alimentar. Trata-se, pois, de uma ferramenta de elevado valor para os atuais e futuros empreendedores do setor agroalimentar poderem alinhar o seu portfólio de produtos e serviços, antecipando os principais desafios e oportunidades do setor. 

As empresas a operar no setor agroalimentar, bem como os novos empreendedores que pretendam vir a operar neste domínio e os atuais e futuros empreendedores do setor agroalimentar podem alinhar o seu portfólio de produtos e serviços, antecipando os principais desafios e oportunidades do setor. 

O “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade” vai ser apresentado pela NERSANT no próximo dia 18 de novembro, pelas 14:30, em sessão online de participação gratuita. Os interessados podem inscrever-se no webinar aqui.

De referir que o projeto “Farm to Fork New Business - Inovação e Empreendedorismo no Sistema Alimentar” é apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC).

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS