O workshop voltou a ser liderado por Fernanda Martins, da Racios Consulting. Ao longo de toda a sessão, a especialista deu a conhecer aos presentes técnicas e ferramentas que lhes permitem desbloquear tempo de tarefas financeiras do dia-a-dia para e alocá-lo a tarefas de maior valor acrescentado, como o controlo orçamental e o planeamento financeiro. O objetivo, explicou, é reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas para libertar tempo para planeamento financeiro e estratégico, uma vez que é bastante comum ver o tempo dos empresários, e das respetivas áreas financeiras, ser absorvido com tarefas rotineiras ligadas às finanças da empresa.
“Faturas, clientes e fornecedores”, “contas correntes de clientes e fornecedores”, “tesouraria” e “contabilidade e controlo de gestão” foram algumas das áreas escrutinadas ao longo do workshop, que contou ainda com a realização conjunta e assistida de diversos exercícios práticos.
Este tema de literacia financeira para pequenos negócios vai ser replicado no dia 27 de novembro, na Startup Ourém. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no portal da NERSANT, aqui.
A sessão foi realizada ao abrigo do Ribatejo InovFin. Trata-se de um programa dinamizado pela NERSANT que está a percorrer o distrito de Santarém com vários workshops gratuitos de literacia financeira para as empresas. O Ribatejo Inovfin é financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que, para além da promoção da literacia financeira, tem ainda como objetivos promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.