Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social

Tipo Formação Não Financiada
Área Gestão e administração
Custo 300,00€
Horário Laboral (1 dia/semana)
Programa Ver programa
Locais A carregar locais...

DETALHES

Objectivos Gerais: No final da ação de formação, os participantes terão adquirido os conhecimentos, atitudes e ferramentas de gestão no âmbito do empreendedorismo social.

Objectivos Específicos: No final da formação os formandos serão capazes de:

  • Descrever a realidade das organizações da Economia Social quanto ao nível da implementação do Planeamento Estratégico;
  • Avaliar o Planeamento Estratégico como uma importante ferramenta de gestão de forma a tornar as organizações mais eficientes;
  • Identificar os factores que contribuem para a vulnerabilidade financeira das organizações de Economia Social;
  • Identificar as tipologias das fontes de financiamento das organizações da Economia Social;
  • Identificar as acções que visam uma melhoria de sustentabilidade financeira das organizações da Economia Social;
  • Criar iniciativas inovadoras de empreendedorismo social através de negócios sociais geradores de impacto e de valor para a sociedade;
  • Garantir a sustentabilidade financeira das organizações da Economia Social através da diversificação das fontes de financiamento.
 

Destinatários/pré-requisitos: Responsáveis e técnicos das organizações da economia social e  público em geral, com interesse pela gestão e empreendorismo social.

Modalidade de formação: formação contínua

Forma de organização da formação: presencial em sala

Metodologias formativas: método expositivo, demonstrativo, interrogativo, ativo e prática simulada.

Metodologias de avaliação: diagnóstica, contínua, pedagógica e de resultados

Recursos Materiais e Pedagógicos: guião do formando; manual, exercícios; computador, Videoprojector; Tela de Projecção; Quadro Branco

Espaços e respectivos requisitos: sala com mesas dispostas em “U”,

 
PROGRAMA

  
Sessão de Abertura - Introdução e Apresentação do Curso

  
Módulo I – Introdução (4 horas)

Porque é que as Organizações Sem Fins Lucrativos falham?

  • Criação de valor económico e social e a cadeia de valor
  • Eficácia, eficiência e sustentabilidade
  • Articular a missão, a visão e os valores organizacionais

Módulo II – Planeamento Estratégico (10 horas)

  • Avaliação situacional
  • Acordar prioridades
  • Escrever o Plano Estratégico
  • Implementar o Plano Estratégico
  • Rever e Monitorizar o Plano Estratégico

Módulo III - Investimento Social (7 horas)

1. Fundamentos do Investimento Social

  • “O todo é maior que a soma das partes” – A resposta inovadora do Investimento Social
  • “É fácil fazer fortuna não é tão fácil fazer a diferença – Quem faz a diferença no Investimento Social
  • Dos donativos ao Investimento Social

2. Glossário para a Economia Convergente – Empreendedorismo e Investimento Social

  • Empreendedorismo Social
  • Inovação social
  • Impacto social
  • Capacitação
  • Finanças sociais
  • Títulos de Impacto Social
  • Medição de impacto
  • Teoria da mudança ou teoria da transformação
  • Modelos de negócio inclusivos
  • Filantropia estratégica
  • Investimento socialmente responsável

Módulo IV - Sustentabilidade Financeira (7 horas)

1. Enquadramento

  • Aptidão para o Investimento Social

2. Títulos de Impacto Social (TIS)

  • Investir em prevenção e incentivar a inovação no sector social
  • Fatores diferenciadores
  • Fatores críticos de sucesso
  • Panorama dos TIS a nível internacional e próximos passos em Portugal

Módulo V – Criação e Avaliação de Negócios Sociais (14 horas)

1. Criação de Valor

  • Das causas para os meios
  • Estratégias de atuação
  • Síntese da proposta de valor

2. Modelo Conceptual de criação de negócios sociais

3. Inovação e Impacto Social

  • Negócios sociais: Ganhar a vida a ajudar os outros
  • O que é a inovação social
  • O que é o impacto social

4. Medir o Impacto Social

  • Porque medir o impacto social?
  • Metodologia de medição do impacto social

5. Ferramentas de Avaliação Social

  • Matriz BCG (Boston Consulting Group)
  • Matriz de Estratégias Competitivas
  • Matriz de Avaliação de Negócios Sociais

6. Crescimento dos Negócios Sociais

  • Definir o tipo de crescimento
  • Avaliar a oportunidade de crescimento
  • Definir a inovação social a escalar
  • Analisar os modelos de replicação de iniciativas
  • Selecionar a melhor estratégia de réplica

Módulo VI – Financiamento dos Negócios Sociais (8 horas)

  • Fontes de Financiamento das Organizações Sem Fins Lucrativos
  • Candidaturas Portugal 2020
  • Outras Candidaturas
  • Fundraising
  • Crowdfunding
  • Investidores Sociais

Sessão de Encerramento

Formadores/docentes

  • Dr. Tiago Leite
  • Drª Vanda Grácio

Pagamentos: o pagamento é realizado até ao primeiro dia de formação, através de cheque ou por transferência bancária.

Descontos: as entidades da economia social que estejam ou tenham implementado o Sistema de Gestão da Qualidade com a Nersant terão 10% desconto

As condições de desconto são válidas apenas para entidades anteriormente referidas e para os seus colaboradores (comprovado através de declaração da entidade patronal).

Os descontos apresentados não acumulam com outros descontos.

Desistências:  As desistências verificadas após o início da formação implicam o pagamento da totalidade do valor da ação.

Certificação: a conclusão da ação com aproveitamento e assiduidade mínima de 90% da carga horária total confere direito à emissão de certificado de formação profissional de acordo com a legislação em vigor.

certificado de formação apenas será entregue após a formação se encontrar totalmente paga.

Condições gerais: a Nersant reserva-se o direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 15 participantes.
Os valores apresentados estão isentos de IVA.


PROGRAMA


PROJETOS



FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS