Objectivos Gerais: No final da ação de formação, os participantes terão adquirido os conhecimentos, atitudes e ferramentas de gestão no âmbito do empreendedorismo social.
Objectivos Específicos: No final da formação os formandos serão capazes de:
- Descrever a realidade das organizações da Economia Social quanto ao nível da implementação do Planeamento Estratégico;
- Avaliar o Planeamento Estratégico como uma importante ferramenta de gestão de forma a tornar as organizações mais eficientes;
- Identificar os factores que contribuem para a vulnerabilidade financeira das organizações de Economia Social;
- Identificar as tipologias das fontes de financiamento das organizações da Economia Social;
- Identificar as acções que visam uma melhoria de sustentabilidade financeira das organizações da Economia Social;
- Criar iniciativas inovadoras de empreendedorismo social através de negócios sociais geradores de impacto e de valor para a sociedade;
- Garantir a sustentabilidade financeira das organizações da Economia Social através da diversificação das fontes de financiamento.
Destinatários/pré-requisitos: Responsáveis e técnicos das organizações da economia social e público em geral, com interesse pela gestão e empreendorismo social.
Modalidade de formação: formação contínua
Forma de organização da formação: presencial em sala
Metodologias formativas: método expositivo, demonstrativo, interrogativo, ativo e prática simulada.
Metodologias de avaliação: diagnóstica, contínua, pedagógica e de resultados
Recursos Materiais e Pedagógicos: guião do formando; manual, exercícios; computador, Videoprojector; Tela de Projecção; Quadro Branco
Espaços e respectivos requisitos: sala com mesas dispostas em “U”,
PROGRAMA
Sessão de Abertura - Introdução e Apresentação do Curso
Módulo I – Introdução (4 horas)
Porque é que as Organizações Sem Fins Lucrativos falham?
- Criação de valor económico e social e a cadeia de valor
- Eficácia, eficiência e sustentabilidade
- Articular a missão, a visão e os valores organizacionais
Módulo II – Planeamento Estratégico (10 horas)
- Avaliação situacional
- Acordar prioridades
- Escrever o Plano Estratégico
- Implementar o Plano Estratégico
- Rever e Monitorizar o Plano Estratégico
Módulo III - Investimento Social (7 horas)
1. Fundamentos do Investimento Social
-
“O todo é maior que a soma das partes” – A resposta inovadora do Investimento Social
-
“É fácil fazer fortuna não é tão fácil fazer a diferença – Quem faz a diferença no Investimento Social
-
Dos donativos ao Investimento Social
2. Glossário para a Economia Convergente – Empreendedorismo e Investimento Social
- Empreendedorismo Social
- Inovação social
- Impacto social
- Capacitação
- Finanças sociais
- Títulos de Impacto Social
- Medição de impacto
- Teoria da mudança ou teoria da transformação
- Modelos de negócio inclusivos
- Filantropia estratégica
- Investimento socialmente responsável
Módulo IV - Sustentabilidade Financeira (7 horas)
1. Enquadramento
- Aptidão para o Investimento Social
2. Títulos de Impacto Social (TIS)
- Investir em prevenção e incentivar a inovação no sector social
- Fatores diferenciadores
- Fatores críticos de sucesso
- Panorama dos TIS a nível internacional e próximos passos em Portugal
Módulo V – Criação e Avaliação de Negócios Sociais (14 horas)
1. Criação de Valor
- Das causas para os meios
- Estratégias de atuação
- Síntese da proposta de valor
2. Modelo Conceptual de criação de negócios sociais
3. Inovação e Impacto Social
- Negócios sociais: Ganhar a vida a ajudar os outros
- O que é a inovação social
- O que é o impacto social
4. Medir o Impacto Social
- Porque medir o impacto social?
- Metodologia de medição do impacto social
5. Ferramentas de Avaliação Social
- Matriz BCG (Boston Consulting Group)
- Matriz de Estratégias Competitivas
- Matriz de Avaliação de Negócios Sociais
6. Crescimento dos Negócios Sociais
- Definir o tipo de crescimento
- Avaliar a oportunidade de crescimento
- Definir a inovação social a escalar
- Analisar os modelos de replicação de iniciativas
- Selecionar a melhor estratégia de réplica
Módulo VI – Financiamento dos Negócios Sociais (8 horas)
- Fontes de Financiamento das Organizações Sem Fins Lucrativos
- Candidaturas Portugal 2020
- Outras Candidaturas
- Fundraising
- Crowdfunding
- Investidores Sociais
Sessão de Encerramento
Formadores/docentes:
- Dr. Tiago Leite
- Drª Vanda Grácio
Pagamentos: o pagamento é realizado até ao primeiro dia de formação, através de cheque ou por transferência bancária.
Descontos: as entidades da economia social que estejam ou tenham implementado o Sistema de Gestão da Qualidade com a Nersant terão 10% desconto
As condições de desconto são válidas apenas para entidades anteriormente referidas e para os seus colaboradores (comprovado através de declaração da entidade patronal).
Os descontos apresentados não acumulam com outros descontos.
Desistências: As desistências verificadas após o início da formação implicam o pagamento da totalidade do valor da ação.
Certificação: a conclusão da ação com aproveitamento e assiduidade mínima de 90% da carga horária total confere direito à emissão de certificado de formação profissional de acordo com a legislação em vigor.
O certificado de formação apenas será entregue após a formação se encontrar totalmente paga.
Condições gerais: a Nersant reserva-se o direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 15 participantes.
Os valores apresentados estão isentos de IVA.