Projeto Empreender Jovem promove estratégia, inovação e criatividade no 2º e 3º ciclo

Foto de

NERSANT apoia empreendedorismo escolar da região

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, tem em curso a dinamização do projeto Empreender Jovem - Empreender no 2.º e 3.º ciclo, em vários Agrupamentos de Escolas da região, dando apoio direto aos alunos e orientando-os no processo que vai desde a criação da ideia ao negócio.

O apoio técnico às ideias de negócio das equipas de alunos participantes no Empreender Jovem esteve no passado dia 16 de fevereiro no Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere no acompanhamento ao desenvolvimento do projeto.

Na sessão com a NERSANT, as duas equipas com ideias ligadas à produção e retalho não alimentar apresentaram a evolução do projeto. Em conversa com a equipa técnica da NERSANT, os alunos demonstraram-se estar na fase de criação do logotipo, estando no momento a elaborar de igual modo a estratégia de comunicação e distribuição do seu produto.

A equipa de empreendedorismo presente na sessão deu apoio às ideias de negócio de cada uma das equipas, esclarecendo dúvidas e alertando para algumas problemáticas ligadas à criação de empresas, produtos ou serviços. Está ainda em agenda uma terceira reunião de trabalho presencial com as equipas para novas tutorias, esclarecimentos e orientações antes da data de apresentação final dos projetos.

Para além do acompanhamento ao Empreender Jovem, a NERSANT fez ainda, na mesma escola, o acompanhamento de alguns projetos empresariais dos alunos do Ensino Secundário, no âmbito do EmpreEscola.

O programa Empreender Jovem é um programa que visa estimular os alunos dos 2º e 3º Ciclos para o empreendedorismo e para a atividade empresarial. Tem como objetivo desenvolver competências e atitudes empreendedoras como a criatividade, trabalho em equipa, autonomia, sentido de responsabilidade e organização, desenvolver nos jovens a apetência para a atividade empresarial e associar o empreendedorismo e a dinâmica empresarial a valores positivos. Inclui formação acreditada para professores.

O Empreender Jovem é um projeto lançado no pressuposto de que durante a frequência da escola básica é possível, em contexto escolar, desenvolver um conjunto de ações que contribuam decisivamente para a consolidação de uma cultura de empreendedorismo que se traduz pela criação de uma atitude diferente dos jovens face a alguns desafios, nomeadamente nos campos da iniciativa, da inovação e da criatividade.

Para além do Empreender Jovem, a NERSANT dispõe ainda de dois projetos com a mesma génese, para os alunos do Ensino Básico (EmpCriança) e para os alunos do Secundário (EmpreEscola).

Para mais informações sobre os projetos, as escolas interessadas devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação empresarial através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS