NERSANT levou empresário a escola de Constância para mostrar dinâmica empresarial aos alunos

Foto de

EmpCriança - Empreender no Ensino Básico

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém dinamiza o projeto EmpCriança em Escolas do ensino básico da região, incutindo o pensamento crítico, a criatividade e o empreendedorismo em tenra idade. No âmbito deste projeto, a associação levou um empresário à Escola Básica de Constância, para explicar o modo de funcionamento em discurso direto.

Sabendo que o testemunho na primeira pessoa é uma das mais fortes ferramentas para a compreensão do trabalho de uma empresa, uma das atividades previstas ao abrigo do EmpCriança é a organização de visitas de estudo a empresas, mas também a visita de empresários à escola, para que as crianças possam explorar e questionar o mesmo sobre a sua atividade profissional.

Neste âmbito, a NERSANT acompanhou, no dia 10 de maio, a visita do empresário João Paulo Morais, representante dos Cabeleireiros Contraste às instalações da Escola Básica de Constância para uma sessão com alunos do 3.º ano. Nesta visita os alunos puderam saber um pouco mais sobre o processo de criação do próprio negócio e a importância de adquirir novos conhecimentos e novas competências ao longo da vida profissional. O salão Cabeleireiros Contraste tem como objetivo principal oferecer os melhores cuidados ao couro cabeludo e cabelo, incluindo também o serviço de estética. O empresário explicou detalhadamente o serviço que presta e levou um equipamento para avaliar a saúde do cabelo e couro cabeludo de cada aluno, sendo um momento de grande motivação e interesse dos alunos. Além da profissão de cabeleireiro, o empresário João Paulo Morais também é formador em várias escolas de cabeleireiros.

Na reunião entre alunos e empresário surgiram diversas questões sobre o nascimento da empresa, qual a sua tipologia, tipo de atividade e o tipo de serviços que presta, entre outras informações. Nas questões efetuadas ao empresário, foi visível a utilização, por parte dos alunos, de um vasto vocabulário, específico do meio empresarial, como publicidade, conceito de cliente, público-alvo, logótipo, flyers, marketing, micro, pequena e média empresa.

De referir que o projeto EmpCriança tem com principal objetivo sensibilizar as crianças do 3.º e 4.º ano das Escolas Básicas do 1.º ciclo da região de Santarém para o empreendedorismo e atividade empresarial, com o intuito de estimular a capacidade de criação, observação e atuação dos alunos, preparando-os para o seu futuro. Pretende desenvolver nas crianças competências e comportamentos de criatividade, autonomia, sentido de responsabilidade, organização e sentido cívico e envolver as crianças e a comunidade empresarial num processo de mútua aproximação. Visa associar o empreendedorismo e dinâmica empresarial a valores positivos bem como a um futuro profissional atrativo valorizando as diferentes áreas de saber, por meio de experiências práticas, envolvendo o que se passa à sua volta: família, empresas, instituições e localidades. No projeto EmpCriança estão a participar 8 agrupamentos de escolas da região, num total de 278 alunos.

Para além do EmpCriança, a NERSANT dispõe ainda de dois projetos com a mesma génese, para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos (Empreender Jovem) e para os alunos do Secundário (EmpreEscola).

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS