Estas reuniões, que se realizaram na Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, Centro de Recuperação e Integração de Benavente (CRIB), Fundação José Relvas e Santa Casa da Misericórdia de Mação, primeiras IPSS’s a iniciar este processo, tiveram como objectivo a apresentação do projecto, da equipa coordenadora, e também a calendarização das reuniões a realizar.
Nas reuniões, a Nersant e os órgãos de gestão das entidades da economia social participantes neste projecto, calendarizaram a realização das auditorias de diagnóstico nas instituições. A Nersant conseguiu acordar com o Presidente da Fundação José Relvas, Miranda do Céu, a primeira auditoria de diagnóstico deste projecto, que se irá realizar já no próximo dia 29 de Julho.
Na Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, a Nersant e a entidade que irá acompanhar o processo de certificação, reuniram com o provedor, Anacleto Batista, e com o director desta entidade da economia social, João Carola, tendo ficado agendada para dia 30 de Julho a auditoria de diagnóstico. Segue-se a auditoria na Santa Casa da Misericórdia de Mação, dia 3 de Agosto, data acordada com o provedor desta entidade, Vasco Estrela. O Presidente do CRIB, António Fernandes, marcou com a Nersant, a realização da auditoria de diagnóstico para dia 05 de Agosto.
De referir que a Nersant propôs às entidades anteriormente referidas, três modelos para a realização do projecto - reuniões semanais, quinzenais ou ainda um processo misto - , para melhor responder às necessidades de cada instituição.
O projecto Nersant para preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade tem como objectivo preparar as instituições para a qualificação de acordo com as normas da Segurança Social, bem como desenhar um sistema de gestão da qualidade potenciador de melhorias organizacionais, de rentabilidade, e de tempos de resposta. “Realização de auditoria de diagnóstico”, “sensibilização na área da qualidade”, “concepção e implementação do sistema de gestão da qualidade” e ainda “pré-auditoria de preparação à auditoria de concessão da certificação” são as etapas a percorrer por estas entidades da economia social e que as levam à certificação da qualidade.